Alagoas- Delta do Rio São Francisco
Delta do Rio São Francisco localizado na cidade de Piaçabuçu divisa com o Estado de Sergipe, onde a divisa e o gigantesco Rio São Francisco, que desagua no oceano, uma linda paisagem a ser admirada!!!
Litoral Sul:
Coruripe AL
O município de Coruripe situa-se na Costa dos Coqueiros, litoral sul do Estado de Alagoas, entre os municípios de Jequiá da Praia e Feliz Deserto, banhado pelo Rio Coruripe, que deu o nome ao município, está aproximadamente a 90 km da capital, Maceió. É conhecido como 'Paraíso das Águas' e destacamos sua redondeza repleta de belezas naturais espalhadas por toda a zona, praias de grande extensão e várias lagoas, ressaltamos a Lagoa Poxim e a Lagoa do Pau. Sua costa é bastante freqüentada pelos amantes do mergulho e do sub marinismo, com exuberantes piscinas naturais formadas entre os recifes de corais é também um lugar onde foram encontrados importantes naufrágios.
Convento Nossa Senhora da Conceição - Coruripe - O Convento Nossa Senhora da Conceição, foi construído a meados do século XV pelos padres Franciscanos em homenagem à padroeira da cidade. É um dos monumentos mais importantes e visitados por milhares de turistas que chegam ao município durante todo o ano. Situa-se no alto do Morro Itaguassú, lugar com umas maravilhosas panorâmicas da cidade e de toda a zona.
Praia do Pituba A Praia de Pituba é uma praia de mar aberto e com fortes ondas, não está indicada para o banho. Seu principal acesso é a pé, através da praia da Lagoa do Pau. De areia clara e fina, com recifes de corais e zonas rochosas.
Praia da Lagoa do Pau A Praia da Lagoa do Pau situa-se na desembocadura do Rio Pau, onde formam-se lagoas rodeadas de Mata Atlântica que dá o nome a praia, muito freqüentada pelos banhistas. Caracteriza-se por suas areias finas e águas com fortes ondas sobretudo nas altas marés, lugar muito freqüentado pelos amantes do surf. Ao longo de todo o calçadão destacamos os pequenos bares onde podemos refrescar-nos.
Praia Pontal de Coruripe A Praia Pontal de Coruripe é uma praia semi urbana, uma das mais visitadas pelos turistas. Pelo seu calçadão se pode observar os numerosos barcos e jangadas, embarcações típicas do Brasil, utilizadas para passeios com os turistas ao longo de toda a costa e por suas belas lagunas. Em um dos lados da praia destaca-se um farol, utilizado para avisar aos navegantes da presença de recifes de corais poucos metros da costa, onde formam-se belas piscinas naturais cheias de peixes coloridos, lugar ideal para os amantes do mergulho e do banho.
Batel A Praia do Batel forma uma ferradura e está localizada na desembocadura do Rio Coruripe. Pouco frequentada pelos turistas.
Barreiras A Praia de Barreiras está localizada na desembocadura do Rio Coruripe. Com areia escura e repleta de coqueiros. Seu acesso se faz através da Praia Miaí de Cima, ou pelo rio nas marés baixas.
Praia Miaí de Cima A Praia de Miaí de Cima é um belo e extenso areal deserto rodeado de coqueiros, com areia fina e águas com fortes ondas. Estende-se por 7 km e é muito freqüentada pelos amantes da tranqüilidade e do extenso calçadão que se prolonga até a praia de Miaí de Baixo.
Praia Miai de Baixo A Praia Miaí de Baixo é uma praia selvagem de 8 km de extensão, pouco freqüentada e localizada ao sul da Praia Miaí de Cima. Com areia fina e escura, águas com fortes ondas, não está indicada para o banho.
Praia do Poço A Praia do Poço forma uma enseada selvagem cheia de coqueiros e com fortes ondas. Seu acesso é feito a pé através da praia de Miaí de Baixo e nas suas proximidades está visivelmente localizado um naufrágio, nas marés baixas. É muito visitada pelos amantes do sub marinismo.
Na lista das 10 praias mais lindas do Brasil - segundo a mídia especializada - está Dunas de Marapé, a 65 quilômetros de Maceió, no município de Jequiá da Praia. Bela e exótica, Marapé, com suas areias brancas, é marcada pelo encontro das águas escuras da Lagoa de Jequiá com a imensidão azul turquesa do oceano atlântico. Por isso mesmo, a região é considerada uma explosão de vida marinha. O manguezal, que circunda toda a orla, é um grande berçário natural para inúmeras espécies de peixes, crustáceos e moluscos que fazem da culinária local, uma das mais ricas e saborosas de todo o Nordeste. Camarões, caranguejos, sururu e mariscos são a base de pratos que seduzem nativos e visitantes. Isso, sem falar dos inesquecíveis doces e compotas de frutas nativas, a exemplo da jaca, coco e carambola.
A vegetação se encarrega de completar este deslumbrante espetáculo de cores. Os resquícios da mata atlântica apresentam matizes de verde contrastados com o vermelho das folhas secas, que lembram a cor de massapé (terra propícia ao cultivo da cana-de-açúcar).
Para melhor receber as pessoas, um charmoso complexo turístico de mesmo nome foi construído neste impressionante cenário. E para chegar até lá, partindo-se da capital alagoana, leva-se menos de duas horas. Até as Dunas de Marapé, atravessa-se o povoado de Duas Barras, onde fica uma vila de pescadores. Além da vizinhança com o mar, o lugar é cortado pelos rios Jequiá e Poxi. A travessia para Dunas de Marapé - que dura cerca de cinco minutos - é feita pelo Jequiá por meio de escunas. Já na outra margem, uma pequena ponte dá acesso às dunas. No complexo de Dunas de Marapé, a recepção dos visitantes é feita no restaurante. Já acostumados à presença dos convidados, os animais selvagens da região não se escondem e até posam para fotos. Os micos fazem sucesso e encantam adultos e crianças. Mansos, comem na mão das pessoas e oferecem a cabeça para um breve cafuné.
Não deixe também de fazer caminhadas, mergulhar no mar de águas mornas e límpidas e passear de barco por entre a luxuriante vegetação de mangue, com direito a paradas para banho de rio. Além disso, aproveite a oportunidade para conhecer outras praias vizinhas. Este é o caso de Jacarecica do Sul. Emoldurada por falésias de um vermelho vivo que contrastam com o restante da paisagem, a praia é um dos pontos mais selvagens e desconhecidos dos 230 quilômetros do litoral alagoano. Os que possuem espírito aventureiro podem, ainda, seguir até a praia de Pituba. Localizada dentro de uma fazenda, o que torna o acesso mais difícil, ela é ideal para a prática da pesca de arremesso e passeios do buggy.
A última parada é o Povoado de Lagoa Azeda. Fundada há mais de um século e banhanda por águas agitadas, a praia é pouco indicada para a prática de mergulho e esportes náuticos, com exceção da pesca. A exuberância da vegetação local, com inúmeros coqueiros e mangues, impressionam e dão um ar selvagem ao local.
O Pontal do Peba é uma praia localizada no município de Piaçabuçu, no estado de Alagoas, no Brasil. A praia do Pontal do Peba, é a última ao sul do Estado.
Cercada por dunas, aqui é onde há o encontro do rio São Francisco com o Oceano Atlântico, que juntos formam um lindo espetáculo da natureza.
Nesta área de proteção ambiental, o Projeto TAMAR desenvolve programas de proteção das tartarugas marinhas.
A Praia do Gunga é localizada em uma curva sinuosa entre o Oceano Atlântico e a Lagoa do Roteiro. A praia, que é cercada por um grande coqueiral, dispõe de várias atrações para diversão, desde tomar banho de mar, lagoa, visitar as falésias, passear de barco ou buggy.
Durante a maré baixa, o mar tende a ser mais azulado, quando a maré sobe e o mar se encontra com a lagoa, a água fica esverdeada.
A praia faz parte do município de Roteiro e só pode ser acessada via mar ou por via terrestre tendo que passar dentro de uma propriedade rural privativa para assim chegar à esse belo lugar.
Praia da Barra de São Miguel
Localizada a apenas 34 km de Maceió, capital do estado, Barra de São Miguel é um dos balneários mais badalados de Alagoas, oferecendo belas praias, passeios turísticos interessantes e boas opções de hotéis e pousadas.
Boa parte da praia principal de Barra de São Miguel possui uma extensa barreira de recifes, que, na maré baixa, amansa o mar, formando uma enorme piscina natural de águas calmas, cristalinas e azuis.
Durante a maré alta e no trecho esquerdo da praia, onde não existe a proteção dos arrecifes, as ondas fortes são propícias à prática de surfe. Do outro lado da barra, margeando a faixa de areia, a Lagoa do Roteiro tem um vasto manguezal intocado.
Do Mirante Alto de Santana, é possível ver o magnífico cenário de Barra de São Miguel, onde sobressai o intenso azul do oceano, junto à barra ornamentada por coqueirais plantados em toda a orla, até Maceió.
Barra de São Miguel – Um dos destinos mais procurados de Alagoas por suas belas praias e passeios diversos.
Variados tipos de embarcação, entre jangadas, saveiros, escunas e catamarãs, levam os turistas até os arrecifes, para ver as formações esculpidas pelo trabalho incessante das águas sobre as rochas. Na Ilha Três Corações, o mar adquire tons avermelhados, a partir de seu encontro com o Rio Niquim, um espetáculo que causa verdadeira comoção em Barra de São Miguel.
O destino mais procurado, porém, fica a cerca de 10 km de distância. Encravada entre coqueiros a perder de vista, no encontro da Lagoa do Roteiro com o mar azul, revela-se a paradisíaca Praia do Gunga, um pontal que, na verdade, forma duas praias distintas.
Praia do Francês, MARECHAL DEODORO AL
Situada entre o mar e a Lagoa Manguaba, a maior de Alagoas, com 34 km de extensão, diversas ilhas e canais, além de um imenso manguezal, Praia do Francês fica a apenas 20 km de distância de Maceió, capital do estado.
Sua principal praia, inicialmente chamada Porto dos Franceses, está cotada entre as dez melhores do Brasil para a prática de surfe.
No entanto, do lado esquerdo, é protegida por uma barreira de arrecifes, que, na maré baixa, forma uma grande piscina natural, de águas calmas, mornas e transparentes, cujo tom varia do azul ao verde e convida ao mergulho e à contemplação.
De areia clara, fina e fofa, com muitas barracas erguidas na orla, a célebre Praia do Francês, que já foi considerada uma das mais bonitas da região, hoje em dia recebe bastante movimento, principalmente nos finais de semana.
À direita, o trecho de mar aberto consagrado pelos surfistas, é mais sossegado.
Quem gosta de tranqüilidade, deve visitar a Praia do Saco da Pedra, que faz parte de uma reserva ecológica e pode ser alcançada a pé, pela própria Praia do Francês, na maré baixa, ou de carro, passando por propriedades particulares.
De areia fina, recifes e água tépida e cristalina, possui muitos coqueirais em meio à vegetação nativa. Outra opção de acesso à Praia do Saco, como é mais conhecida, se faz através de passeios de barco pela Lagoa Manguaba, de águas mornas e muito ricas em fauna e flora.
Os roteiros costumam incluir a Ilha de Santa Rita, maior ilha lacustre do país, com mais de 12 km² de superfície, pouso de aves migratórias e também inserida na Reserva de Saco da Pedra.